Manual da Prática Psicanalítica
Aspectos Fundamentais
Me. Hugo Nóbrega
Descubra como aprimorar suas habilidades em psicanálise contemporânea com nosso curso “Manual da Prática Psicanalítica” ministrado pelo Psicanalista Hugo Nóbrega.
Em um mundo em constante evolução, é essencial que a psicanálise esteja em sintonia com as demandas atuais, ouvindo atentamente as necessidades da sociedade moderna.
Explore uma jornada de aprendizado única que não apenas o manterá à frente das últimas tendências e teorias, mas também o preparará para enfrentar os desafios do seu tempo, adaptando-se e respondendo de forma eficaz às demandas contemporâneas.
Objetivos
- Atualização Profissional: Mantenha-se atualizado com as demandas da sociedade contemporânea, dominando as técnicas e teorias mais recentes da psicanálise.
- Aprimoramento da Prática Clínica: Aprimore suas habilidades clínicas para oferecer o melhor suporte possível aos seus pacientes, independentemente de sua experiência prévia.
- Construção de Conhecimento Teórico e Prático: Explore uma combinação única de teoria sólida e técnicas práticas, proporcionando uma base sólida para aplicação imediata em sua prática clínica.
Para quem esse Curso é Indicado?
Psicanalistas e psicólogos (as) interessados em revisitar, atualizar e aprofundar os conceitos psicanalíticos, com uma abordagem contemporânea, além de aprimorar suas habilidades na prática clínica.
Programação do Curso
Aula 01: Entrevistas Preliminares
As entrevistas preliminares desempenham um papel crucial no início de uma análise. Nesta aula, destacaremos a sua importância clínica e seu potencial como espaço de elaboração e preparação para o tratamento. Discutiremos como essas primeiras interações podem influenciar o curso da análise e estabelecer as bases para o trabalho terapêutico.
Aula 02: Pagamento na Análise
O pagamento na análise não é apenas uma questão financeira, mas uma cena analítica por si só. Nesta aula, examinaremos a estrutura e função dessa cena, discutindo como ela pode ser utilizada a favor do processo analítico. Vamos refletir sobre como o tema do pagamento se desdobra na relação analítica e sua influência no desenvolvimento do tratamento.
Aula 03: O que é o Tripé Analítico?
O tripé psicanalítico é composto pela análise pessoal do analista, supervisão clínica e a teoria. Vamos entender a importância desses três pilares ao longo da formação e prática do psicanalista. Destacaremos a função vital da supervisão e do trabalho em grupo na sustentação e aprimoramento da prática clínica.
Aula 04: Neutralidade e a Ética na Análise
A neutralidade é uma das bases éticas da psicanálise, mas o que realmente significa ser neutro na análise? Nesta aula, discutiremos o papel da neutralidade e sua relação com a ética na prática clínica. Examinaremos como manter uma postura neutra diante das demandas do paciente e as questões éticas envolvidas nesse processo.
Aula 05: A Função do Divã
Nesta aula inicial, será abordada a função do Divã na psicanálise. Vamos compreender como esse elemento icônico do consultório se torna uma ferramenta no manejo da transferência, um dos pilares fundamentais do processo analítico. Discutiremos como e quando utilizar o Divã para criar um espaço terapêutico propício ao trabalho psicanalítico.
Aula 06: O Desejo do Analista
Nesta aula, exploraremos o conceito do desejo do analista e suas implicações na relação analítica. Diferenciaremos o desejo de analista do desejo do analisante, examinando como cada um influencia o processo terapêutico. Abordaremos as nuances desse tema e sua relevância para a condução da análise.
Aula 07: Tempo de Sessão e a Frequência da Análise
A duração e a frequência da análise são aspectos cruciais a serem considerados no manejo clínico. Será abordado as diferentes perspectivas e possibilidades em torno dessas questões, levando em conta as necessidades do paciente, a natureza do trabalho terapêutico e as demandas do contexto.
Aula 08: Psicanálise e os Diagnósticos Psíquiátricos
Nesta aula, discutiremos a relação entre a psicanálise e os diagnósticos psíquiatricos. Refletiremos como a noção de estrutura psíquica na psicanálise se diferencia dos modelos diagnósticos tradicionais. Destacaremos a importância de compreender o sujeito para além de suas categorias diagnósticas.
Aula 09: Laço Psíquico na Contemporaneidade
Na contemporaneidade, as formas de fazer laço psíquico estão em constante transformação. Vamos analisar as perspectivas atuais sobre os deslocamentos nesse campo, considerando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Refletiremos sobre como a psicanálise pode contribuir para a compreensão e manejo dessas novas configurações de laço social.
Aula 10: Sintoma: A Direção do Tratamento
O sintoma é uma das principais entradas para o trabalho analítico. Nesta aula, será abordado o sintoma, entendendo-o como uma metáfora a ser revelada e compreendida. Discutiremos como manejar o sintoma, abordar a demanda do paciente e ampliar o discurso em torno das questões que o afetam
Aula 11: Manejo da Transferência
A transferência é um dos conceitos centrais da psicanálise e o seu manejo é fundamental para o sucesso do tratamento. Iremos discutir as variações das posições em que o analista se sustenta ao longo do processo analítico e sua influência na dinâmica transferencial. Refletiremos também como lidar com as diferentes manifestações da transferência e assim promover um trabalho terapêutico eficaz.
Aula 12: Análise Online vs. Presencial
Com o avanço da tecnologia, a análise online tornou-se uma opção viável para muitos pacientes. Nesta aula, compararemos as diferenças entre a análise online e presencial, examinando seus ganhos e perdas. Refletiremos sobre como essas diferentes modalidades afetam o processo analítico e sua contribuição para o objetivo final da psicanálise: a busca pela "cura".
Aula 13: Psicanálise como Implicação do Sujeito em seu Desejo
Encerraremos nosso ciclo de aprendizado refletindo sobre a prática da psicanálise como uma implicação do sujeito em seu próprio desejo. Reconhecendo que a análise é uma jornada de descoberta e transformação, tanto para o paciente quanto para o analista, e como essa implicação mútua é essencial para o sucesso do tratamento.
GANHE BÔNUS EXCLUSIVO
Além do curso principal, você também receberá acesso a um curso adicional ministrado pelo Me. Hugo Nóbrega: “Introdução aos Conceitos Fundamentais da Psicanálise”.
Qual o investimento?
$149,00
- Acesso Imediato
- Acesso Ilimitado
- Certificado
- Bônus Exclusivo
- 7 Dias de Garantia
Sobre o Docente
Hugo Nóbrega
- Psicanalista
- Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP)
- Biólogo (UNIP)
- Graduando em Medicina (UNIFAGOC)
- Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise (Instituto ESPE)
A maneira como fomos-somos falados pelos Outros e como narramos nossa história e nosso suposto Eu, marca a maneira como possivelmente sofremos. Todo discurso é construído a partir de algumas supostas verdades. Questionar as certezas e definições sobre si, sobre o outro, sobre a vida, é uma das bases da minha clínica. Trabalho por meio das perguntas. Com alguma amorosidade, escuto cada pessoa, na aposta de conseguirmos juntos ampliar o discurso, descolocar o sintoma-sofrimento. Sempre mirando na direção de uma verdade não toda, que colabore para que o desejo singular de cada um siga pulsante. Que não nos falte disposição para fazer valer nossa posição de sujeito na própria cadeia discursiva. Que nos sobre coragem.
Em frente…
Principais Dúvidas
O acesso é imediato a todas as aulas gravadas do curso. Compreenda a psicanálise contemporânea no seu próprio ritmo. Aprofunde seus conhecimentos e aprimore suas habilidades clínicas de forma conveniente e acessível.
Sim, o curso é oferecido no formato online, permitindo que os alunos assistam as aulas no conforto da sua casa. Participe do nosso curso online e aprimore suas habilidades profissionais de onde estiver.
Psicanalistas, psicólogos e psiquiatras.
O curso tem duração de três horas.
Sim, após concluir o curso, você pode solicitar um certificado.
Os cursos livres fazem parte da chamada Educação Profissional. Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira. Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.
Sim, o curso não é gratuito
Você terá acesso ao material por tempo indeterminado, permitindo que você estude no seu tempo e revise o conteúdo conforme necessário.