Clínica da Psicanálise com Crianças

A Psicanálise com Crianças é um campo específico da psicanálise que se dedica a sujeitos em desenvolvimento, permitindo intervenções a tempo em conflitos, traumas e outros entraves na constituição psíquica. Por meio de abordagens lúdicas, os psicanalistas facilitam a livre expressão e a formação subjetiva das crianças.

No Instituto La Lettre, essa área é central, pois reconhecemos o impacto profundo das experiências infantis no desenvolvimento humano. Por isso, nos dedicamos a oferecer cursos e especializações para formar profissionais preparados a proporcionar esse espaço terapêutico essencial, onde as crianças podem explorar e compreender suas vivências emocionais.

Nosso objetivo é  proporcionar aos profissionais interessados a oportunidade de compreender e, potencialmente, atuar na clínica com crianças, permitindo aos participantes explorar os complexos aspectos da psiquê infantil e sua interação com o processo terapêutico.

Objetivos

  1. Compreender a relevância da psicanálise infantil no entendimento do desenvolvimento humano, destacando o impacto das experiências infantis na formação da personalidade e da estrutura psíquica.

  2. Analisar os fundamentos teóricos da abordagem psicanalítica na compreensão da psiquê infantil, permitindo que os participantes acessem os processos inconscientes e as dinâmicas emocionais que moldam o mundo interno da criança.

  3. Preparar os profissionais a criar um ambiente terapêutico seguro e acolhedor para que as crianças possam expressar seus conflitos internos, fantasias e desejos, promovendo assim um desenvolvimento mental e emocional saudável.

Para quem esse curso é indicado?

O curso da Clínica da Psicanálise com Crianças é indicado para: pedagogas (as), enfermeiras (os), obstetras, pediatras, psicólogas (os), psicanalistas, assistentes sociais e profissionais de áreas afins. 

Metodologia de Ensino

O Curso de Clínica da Psicanálise com Crianças é estruturado em 4 módulos, somando 40 horas de ensino. As aulas serão realizadas ao vivo e online, nas terças-feiras, das 19h às 22h, com as gravações disponibilizadas posteriormente na plataforma online do Instituto. Além disso, estão previstos dois encontros para Supervisão de Casos Clínicos, que acontecerão às sextas-feiras, das 20h às 22h, também ao vivo e online, mas sem gravação em vídeo.

Programação do Curso

  • Abordagem dos conceitos psicanalíticos fundamentais, como o complexo de Édipo e a sexualidade infantil, na compreensão do mundo emocional infantil.
  • Análise das fases do desenvolvimento psicossexual propostas por Freud e sua influência no desenvolvimento emocional e sexual das crianças.
  • Reflexão sobre como os processos psíquicos se manifestam na infância, como nos sonhos e nas fantasias infantis.
  • Visão Geral do Inconsciente Introdução ao conceito lacaniano de inconsciente, entendido como uma estrutura organizada pela linguagem e simbolismo.

  • Formação do Inconsciente: Explicação de como o inconsciente se forma através das interações iniciais e experiências da infância, destacando o papel fundamental da linguagem e das relações interpessoais.

  • Compreensão dos processos de constituição subjetiva na infância, incluindo a formação do eu e a diferenciação do outro.
  • Análise das fases do desenvolvimento psicossexual, como a fase oral, anal e fálica, e sua influência na constituição do sujeito.
  • Reflexão sobre as vicissitudes do complexo de Édipo e suas implicações no desenvolvimento emocional infantil.
  • Compreensão dos impulsos instintivos que operam na vida psíquica infantil e suas manifestações na personalidade e comportamento da criança.
  • Análise das pulsões de vida e de morte e sua influência no desenvolvimento emocional e psicológico da criança.
  • Reflexão sobre como os impulsos pulsionais se manifestam nas fantasias e nos sintomas infantis.
  • Introdução ao Narcisismo na Psicanálise: Compreensão das dimensões primária e secundária do narcisismo.

  • Narcisismo Primário: Manifestação e importância na primeiríssima infância, e seu papel no desenvolvimento do Eu.

  • Narcisismo Secundário: Implicações para a formação da identidade e das relações interpessoais.

  • Reflexão sobre como a sexualidade se manifesta desde os primeiros anos de vida e como o corpo e a sexualidade se entrelaçam na psique infantil.
  • Análise das vicissitudes do desenvolvimento psicossexual e suas implicações no desenvolvimento emocional e sexual da criança.
  • Discussão sobre os processos de identificação e diferenciação do eu em relação ao corpo e à sexualidade infantil.
  • Apresentação do conceito de estádio do espelho de Lacan e sua influência no desenvolvimento da identidade infantil.
  • Análise da formação da imagem corporal e da percepção de si mesmo na infância.
  • Reflexão sobre como a criança desenvolve sua identidade a partir da imagem refletida pelos outros.
  • Análise dos transtornos psicológicos que afetam as crianças, incluindo suas manifestações e possíveis abordagens terapêuticas.
  • Estudo dos distúrbios psicossomáticos e dos sintomas psicológicos que se manifestam no corpo da criança e suas implicações clínicas.
  • Reflexão sobre as particularidades do trabalho clínico com crianças e suas famílias.
  • Exploração dos transtornos específicos, como autismo e psicose, em crianças, suas características e abordagens terapêuticas.
  • Análise das dificuldades diagnósticas e terapêuticas dos transtornos psicológicos infantis.
  • Reflexão sobre as implicações clínicas e éticas do trabalho com crianças com alterações na estrutura psíquica.
  • Discussão sobre a importância da escuta clínica sensível e atenta para compreender e intervir nos casos de crianças com alterações na estrutura psíquica.
  • Análise das dificuldades diagnósticas e terapêuticas dos transtornos psicológicos infantis.
  • Reflexão sobre as possibilidades e os limites da intervenção psicanalítica com crianças com desvios na constituição psíquica.
  • Reflexão sobre a evolução do entendimento psicanalítico sobre questões de gênero, desde os primórdios da psicanálise até os dias atuais.
  • Análise das relações entre gênero, identidade sexual e desenvolvimento emocional na infância.
  • Discussão sobre as experiências e desafios enfrentados por crianças em relação à construção da identidade de gênero e à expressão da sexualidade na infância.
  • Discussão sobre as experiências e desafios enfrentados por famílias com pais ou mães homossexuais na criação dos filhos.
  • Análise das questões legais, sociais e psicológicas relacionadas à homoparentalidade na infância.
  • Reflexão sobre os impactos da estrutura familiar na construção da identidade e no desenvolvimento emocional das crianças.
  • Análise dos processos de luto na infância e suas manifestações emocionais e comportamentais.
  • Discussão sobre como as crianças lidam com a perda e a morte e como essas experiências impactam seu desenvolvimento emocional.
  • Reflexão sobre as estratégias e abordagens terapêuticas para auxiliar as crianças no enfrentamento do luto e na elaboração da perda.
  • Análise das abordagens terapêuticas utilizadas na psicanálise infantil, como a ludoterapia e as intervenções familiares.
  • Discussão sobre as possibilidades e os desafios da intervenção terapêutica com crianças e suas famílias.
  • Reflexão sobre as estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento saudável das crianças e a resolução de conflitos psíquicos.

O lugar do jogo na análise com crianças. As intervenções do Analista na Transferência

Este tema explora como o jogo é crucial na psicoterapia infantil, permitindo que as crianças expressem e trabalhem suas emoções e conflitos. Examina também como o analista usa intervenções na transferência para facilitar a comunicação e avançar no processo terapêutico.

  • Reflexão sobre as dinâmicas familiares e as possibilidades de intervenção terapêutica para promover relações mais saudáveis entre pais e filhos.
  • Discussão sobre o papel dos pais na construção da identidade e no desenvolvimento emocional das crianças.
  • Análise das estratégias de intervenção para fortalecer os vínculos familiares e promover o bem-estar emocional das crianças.
 
 

A cultura e a dinâmica familiar desempenham papéis cruciais na formação da identidade e no desenvolvimento psicológico das crianças. A interação constante com os valores, crenças e normas culturais, juntamente com as relações estabelecidas dentro do ambiente familiar, molda a maneira como a criança se percebe e compreende o mundo ao seu redor. Este tema aborda como essas influências se entrelaçam, impactando a construção da subjetividade infantil e o seu bem-estar emocional

Este tema explora a complexidade da subjetividade na sociedade contemporânea, destacando o mal-estar gerado pelas pressões culturais e sociais. A crescente visibilidade e compreensão das questões de identidade de gênero, especialmente no que diz respeito a crianças transgênero, traz novos desafios e reflexões sobre como a cultura moderna influencia e, muitas vezes, conflita com a formação da identidade individual. A discussão aborda o impacto dessas dinâmicas na saúde mental e no bem-estar das crianças que vivem essas experiências.

Depoimentos

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Sempre gostei muito de crianças, vejo nelas um universo de possibilidades e potenciais, meu interesse pela psicanalise com crianças nasceu das aulas que assisti com a Patrícia, um olhar delicado e a proposta de intervenção precoce me encantou.
Quando soube da escola fiquei muito interessada em conhecer, ao descobrir que a fundadora era a Patrícia Alcântara, professora que eu admirava, fiquei muito entusiasmada em fazer o curso. Fiz e estou inteiramente satisfeita.

Psicanalista Meire Angelo

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Depois de ter participado de algumas aulas abertas e ter me sentido tranquila quanto à ética do trabalho prestado pela escola, sem charlatanismos, além da atenção e cuidado oferecido pelos professores, principalmente por eu ser iniciante, me senti muito acolhida e satisfeita com as aulas, as trocas e as possibilidades que se abriram a partir dos encontros. Sou grata, fiquei encantada com a didática na transmissão da psicanálise com muito zelo, não apenas a partir da teoria, mas inclusive das músicas, filmes, poesias e arte. Minha experiência superou minhas expectativas! Recomendo o curso a todos .

Psicóloga e Psicanalista Talyta Melo

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Após pesquisar por cursos de Psicanálise com criança, o curso da EPC teve um destaque, pois percebi na proposta do curso um engajamento ético no olhar para Psicanálise e para a criança e, um conteúdo programático muito completo!

Psicóloga Caroline Ferreira

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Fui indicada por uma pessoa querida, entrei vi o conteúdo e já quis me inscrever! Fiquei confortável com a proposta de ser híbrido ( eu precisava algo que desse para assistir depois) e quanto ao investimento Tb !

Psicanalista Juliana Bertarelli

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Sempre gostei muito da clinica com crianças, acredito em suas transformações e no sujeito que à nele, e poder me especializar neste atendimento, em uma escola com excelentes profissionais, acolhedores, sérios, íntegros, trabalhando sempre com a ética e o respeito me dá uma enorme segurança para os meus atendimentos e supervisões.

Psicanalista Eliana Teodoro

Conheça os docentes

Mariela Weskamp
Psicanalista

Licenciada em Psicologia (UBA) 1988

Psicanalista

A.M.E. da Escuela Freudiana de Buenos Aires.

Trabalhou nos Hospitais Ramos Mejía e San Isidro.

Professora da Uces desde 2006 e Titular da Cátedra Evolutiva Niñez desde 2016.

Autora do livro “Lecturas de niños en análisis” (2017).

Coautora do livro “Infancias en Psicoanálisis” (2019).

Publicou artigos nas Revistas: Psicoanálisis y el Hospital, Cuadernos Sigmund Freud, Acheronte, Fort-Da, ElSigma.

Ministrou seminários, conferências e apresentou trabalhos na Argentina, Espanha, Brasil e Uruguai.

Durante vários anos, fez parte do Comitê de redação de Cuadernos Sigmund Freud.

Participa da Convergencia, movimento lacaniano el psicoanálisis freudiano desde sua fundação, assim como da Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis desde 1989.

Professora do Instituto ESPE Brasil desde 2021.

Mantém espaços de formação e análise de controle de modo presencial e virtual.

Há mais de 30 anos, trabalha em consultório em Buenos Aires e atualmente também de forma virtual, tanto em espanhol quanto em português.

 
Simone Marinho
Psicanalista
  • Abordagem Psicanalítica nas Problemáticas Alimentares (Introd./Expansão – Sedes Sapientiae)
  • Psicanálise com Crianças e Adolescentes – (EPC)
  • Formação em Psicanálise – (IBCP)
  • Formação Prática – Impacto Social e Inovação – (Sense Lab)
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – (Univ. Anhembi Morumbi)
Patricia Alcantara
Psicanalista
  • Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Psicanálise (PUC)
  • Especialização em Psicobiologia (USP)
  • Clínica com Bebês e Crianças (Lugar de Vida)
  • Saberes do Bebê (Langage)
  • Graduanda em Psicologia (UNIP)
  • Graduação em Administração e Gestão de Pessoas (Anhembi Morumbi)
Roseana Coelho
Psicanalista
  • Especialização em Psicossomática Psicanalítica (Sedes Sapientiae)
  • Formação em Psicanálise (IBCP) 
  • MBA em Marketing (FGV) 
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNICEUMA)      
Fábio Teixeira
Psicanalista
  • Doutor no campo da Ética (Universidade Lateranense)
  •  Licenciatura em Filosofia (USF)
  • Pós-graduação em Psicanálise (PUC-Paraná)
  •  MBA em Gestão escolar (USP)
  •  Pós-doc em Psicologia Social (Universidade do Porto)
Hugo Nóbrega
Psicanalista
  • Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP)
  • Biólogo (UNIP)
  • Graduando em Medicina (UNIFAGOC)
  • Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise (Instituto ESPE)
Paula Martinelli
Psicanalista
  • Especialista em Teoria Psicanalítica (PUC-SP) 
  • Aluna  de Psicanálise  (Sedes Sapientiae)
  • Mestrado e doutorado em Semiótica (PUC-SP)
  • Cursos de extensão:  Psicanálise e os Olhares Sobre Sexualidade e Gênero ( Sedes Sapientiae)
  • A construção do projeto terapêutico no tratamento de autismos e psicoses (Grupo de Invenção e Pesquisa, GIP)
  • Bacharelado em Comunicação Social (ECA-USP)
  • Psychoanalysis and critical thinking (USP)
  • Why Destruction? A psychoanalytical Logic (USP)
Regiane Mazzola
Psicanalista
  • Pós-graduação em Psicanálise e Saúde (Albert Einstein)
  •  De Freud à Lacan (IPLA)
  •  Psicanálise (IBCP)
  •  Introdução  à Psicanálise (Sedes Sapientiae)
  • Psicologia Organizacional (Sedes Sapientiae)
  • Comunicação Social – Publicidade (FIAM)
  •  Pós em Gestão Empresarial (FECAP)
  •  Excelência em Gestão (Disney)
Elias Farias
Psicanalista
  • Psicossomática Psicanalítica (Sedes Sapientiae)

  • Psiquiatria (Instituto Israelita Albert Einstein)

  • Medicina (Universidade Federal de São Carlos)

Lívio Serra
Psicanalista
  • Pós-graduação em Psicologia Clínica e Psicanálise (PUC-PR)
  • Psicologia (UNICSUL)
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Bônus

Além do curso principal, você também terá a oportunidade de participar como ouvinte em duas sessões de supervisão de casos clínicos, onde serão abordados três casos previamente selecionados para discussão.

Data

Qual o investimento?

4 parcelas de $260,00

Desconto para Professores

O Instituto La Lettre, comprometido com seu papel social em construir uma sociedade mais justa e inclusiva e entendendo também o papel fundamental do professor no desenvolvimento psíquico da criança, está oferecendo um desconto especial de 20% para professores (as) da rede pública de ensino.

Você, que é professor(a) da rede pública de ensino ou conhece alguém que seja, não pode perder esta chance!  Clique no link abaixo e faça sua inscrição agora mesmo!

A importância da Terapia na Infância​

A busca de ajuda psicanalítica para crianças é apropriada quando há sinais de problemas emocionais ou comportamentais persistentes, como mudanças notáveis no comportamento, isolamento social, agressividade excessiva, ansiedade constante ou tristeza profunda. Também pode ser necessário quando a criança manifesta medos ou fobias intensos que afetam sua vida diária, ou quando ela passa por eventos traumáticos, como divórcio dos pais, perda de um ente querido, abuso ou bullying.

Dificuldades crônicas nas relações com pais, colegas, professores ou outras pessoas importantes são um sinal de alerta. Além disso, atrasos significativos no desenvolvimento da criança, seja na fala, aprendizado ou socialização, podem requerer ajuda psicanalítica. Dificuldades persistentes na escola, mesmo com apoio e esforço, também indicam a necessidade de avaliação.

Mudanças substanciais na vida da criança, como mudança de escola, de casa ou o nascimento de um irmão ou irmã, podem afetar seu bem-estar emocional e justificar a busca de ajuda psicanalítica. Da mesma forma, sinais de baixa autoestima, problemas de identidade ou dificuldades de aceitação são indicativos de que a intervenção psicanalítica pode ser benéfica. Se você notar esses sinais em uma criança, é aconselhável consultar um psicanalista que atenda crianças para compreender e abordar as questões emocionais ou comportamentais da criança

O trabalho analítico com bebês e crianças é um trabalho a longo prazo com um teor de prevenção também. O momento da infância é marcado por muitos medos, dúvidas, descobertas e debates que podem vir a causar sofrimento a longo prazo para aquele sujeito. 

Ao conflito ser acessado no momento em que surge, a criança pode ter um desenvolvimento psíquico menos marcado por traumas, dando a base para que ela se torne um adulto mais confiante e empático.

Reconhecemos que compreender a dinâmica familiar como um todo e o papel do contexto familiar na saúde emocional de cada pessoa é fundamental. Ao longo do tempo, percebemos a importância de abordar os relacionamentos familiares, identificando dinâmicas disfuncionais, padrões prejudiciais e fontes de estresse. 

Compreendemos que envolver os pais e outros membros da família no processo de tratamento é essencial para promover uma compreensão mútua das necessidades e desafios enfrentados pelas crianças e jovens.